História

O projecto “CSMARITIMO-ONLINE” nasceu como fruto do trabalho de três sócios do Marítimo. Em comum o interesse maior no clube e, na falta de alternativas, a vontade manifestada de possibilitar uma crescente interactividade entre os sócios, adeptos e simpatizantes do clube.

Assim, a 5 de Maio de 2004, o fórum – no formato de espaço de discussão – abre as portas ao mundo. Em virtude das suas características particulares, propícias ao debate e à troca de ideias, aberto à participação de todos e, sobretudo, permitindo ao comum adepto ser ouvido relativamente às incidências do Clube, o “Fórum CSMARITIMO-ONLINE” foi ganhando um espaço próprio na vida do clube, tornando-se inevitavelmente numa referência diária indispensável, tanto para os adeptos como para outros interessados. Assim, poucos meses depois do seu início, já registava a marca de 300 membros registados, com 60 mil mensagens colocadas e um tráfico (hits) superior aos 200 mil mensais.

O ano de 2006  marcou uma viragem na vida do CSMARITMO-ONLINE. Fruto do contínuo crescimento de utilizadores registados, bem como na vontade de melhorar o serviço proporcionado, procedeu-se a algumas inovações gráficas no espaço e a nível do logo de apresentação. Das inovações propostas, a par das mudanças estruturais do Fórum, surgiu o PORTAL do CSMARITIMO-ONLINE, uma página de entrada com informações breves e concisas. Era o primeiro passo para o que se seguiria.

Actualmente já ninguém duvida que o CSMARITIMO-ONLINE é efectivamente uma referência na vida do Clube Sport Marítimo. Aquilo que começou como um projecto de quarto é a nova porta do clube para os adeptos, fazendo a ligação a espaços tão longínquos como a Austrália, Japão, Canadá ou Venezuela. Sempre fiel às suas origens, mantém-se incontornável, atento, contestatário e apoiante.

O ano de 2008 marca uma nova evolução na vida do CSMARITIMO-ONLINE. Conjuntamente com uma nova evolução no grafismo e nas soluções propostas, assumimos dois novos colaboradores, cujo trabalho será indispensável para as funcionalidades do novo Portal. Mais evoluído, mais informativo, mais actualizado, vem responder aos novos desafios e anseios, não só dos utilizadores, mas igualmente de toda a equipa técnica, mostrando um espaço já em fase de maturação mais profunda.

O ano de 2009 foi um ano negro para o CSMARITIMO-ONLINE, perdemos um dos pais do projeto, o Orlando Fernandes. A sua criatividade e o seu dinamismo nunca será esquecido, além do seu companheirismo e mística verde rubra.

Em 2012, todo o design do portal e fórum são renovados.

Este é o projecto que subsiste sem quaisquer apoios, patrocínios ou publicidade institucional. É um projecto que, apesar de assumir, a cada dia que passa, dimensões superiores, mantém o seu código genético intacto, sempre ao serviço dos interesses do clube e, sobretudo, dando voz aos seus adeptos.